Caros sócios da APCSE,
Começo por referir o meu agrado pelo Editorial anterior e o meu apreço pelos esforços que esta Direcção tem vindo a realizar no sentido da união em torno do essencial “o amor ao Cão da Serra da Estrela”.
Esta união é fundamental para construir uma Associação forte que melhor conseguirá defender os máximos interesses da raça. Para o fortalecimento desta Associação são fundamentais Sócios Efectivos daqui a razão do meu apelo a cada um de nós para o esforço na recuperação do interesse de antigos sócios, na manutenção dos actuais e na angariação de novos sócios que partilhem o essencial “o amor ao Cão da Serra da Estrela”. Para uma melhor defesa dos interesses da raça, primeiro é preciso defini-los, esta tarefa não é fácil, mas será sem dúvida mais rica se resultar da participação de todos “no local certo, à hora certa”, para com tolerância e de forma desinteressada prestarem o vosso contributo à grande paixão comum o CÃO DA SERRA DA ESTRELA.
O CÃO DA SERRA DA ESTRELA (a vós devo esta minha paixão) merece todo o nosso respeito, tolerância e empenho.
Mário Ginja
Presidente da Assembleia Geral
Nos últimos anos, tem-se verificado uma importante e significativa adesão de novos Sócios junto da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela, espelhando todo o valor e dignidade da Raça.
Necessitamos que este número continue a crescer, por forma a reforçar a nossa Associação, dando-lhe força e simultaneamente criando-lhe condições, também financeiras, para a defesa e promoção do Cão da Serra da Estrela.
O Jornal “O Cão” que pretende ser um elemento de informação, formação, divulgação e proximidade entre os Sócios e Amigos do Cão da Serra da Estrela, poderá e deverá ser uma porta aberta para o nosso crescimento, enquanto Associação.
Fazemos pois um apelo a todos aqueles que estão ligados à canicultura, possuidores ou não do Cão da Raça Serra da Estrela, mas que nele percebem o seu valor e entendem a necessidade de preservar, defender e promover este imponente, leal, dedicado amigo e um dos mais antigos e valiosos patrimónios do nosso país, que se façam Sócios, para que possamos dar continuidade aos elevados objectivos daqueles que fundaram esta Associação.
Alfredo Ferreira
Presidente da APCSE