Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email as novidades da Associação.

Parceiros

Bio2.pt - Produtos Veterinários

TSE - Turismo da Serra da Estrela

Autenticação

topo_jornal

18giestabravadaquintadalria011

                                                                                                                                  logoapcse25

Podemos anunciar o I Congresso Internacional do Cão da Serra da Estrela.

No Solar da Raça, nos próximos dias trinta de Abril e um de Maio, num Projecto que é de todos, vamos ter o mais importante momento de reflexão e debate da História do Cão da Serra da Estrela.

Estaremos todos, com o apoio das diversas Associações e Clubes, Nacionais e Internacionais, França, Inglaterra, Holanda, Suécia, Finlândia, Estados Unidos da América, para conhecer e debater o momento actual do Cão da Serra da Estrela.
Este primeiro Congresso, tem ainda como objectivo, com os criadores e amigos da Raça, nacionais e estrangeiros, pastores, entidades oficiais e científicas, criar condições para uma afirmação cada vez maior da Raça em Portugal e no estrangeiro.

O empenho, conhecimento e determinação da Comissão Organizadora é o elemento motor  deste Projecto, a quem queremos deixar uma palavra de Bem Haja, por estarem a transformar este sonho em realidade.

Uma palavra para a Comissão Científica, pelo apoio e pelo importante contributo ao Projecto.

A confiança transmitida pela Comissão de Honra, implica, ainda, um maior nível de exigência, no trabalho de todos nós.

Aos Oradores do Congresso e a todos os convidados, também o nosso Bem-haja, pela solidariedade e conhecimento que trazem ao Congresso.

Espantosa a adesão de todas as Associações estrangeiras que exprime a importância e a necessidade deste Congresso Internacional.
Aproveitamos esta oportunidade para perguntar:
Porque não uma Cimeira Internacional Anual, a realizar em data próxima de cada Exposição Monográfica, com todas as Associações representativas da Raça no Mundo?
Porque não um novo Organismo que aglutine todas as Associações representativas da Raça, onde a Confraria estaria integrada como observadora, dando ainda maior expressão ao que lhe está estatutariamente definido?

Finalmente uma palavra de profundo reconhecimento pelo apoio da Turismo Serra da Estrela, entidade Co-Organizadora deste Congresso.
Seria impossível, à A.P.C.S.E., a realização deste evento, sem o apoio, aos mais diversos níveis, da Turismo Serra da Estrela.

(Artigo em Inglês)

aemv_foto_mginjaCaros Sócios da APCSE e Amigos do Cão da Serra da Estrela Estando a APCSE a organizar o 1º Congresso Internacional do Cão da Serra da Estrela e a 21ª Monográfica com o apoio da Região de Turismo da Serra da Estrela para o dia 30 de Abril e 1 de Maio de 2011, vimos por este meio sensibilizar todos os amantes do Cão da Serra da Estrela para a importância que este evento poderá vir a ter na divulgação e aprofundamento do conhecimento da raça. Desta forma, pedimos a participação e o empenho de todos para que o sucesso desejado seja uma realidade e que seja suficientemente motivador para que seja o primeiro de muitos. Pensamos que no geral o programa é equilibrado e abrangente e foi claramente elaborado para ir de encontro aos principais interesses dos criadores e amigos da raça. Considerando, a discrepância entre a riqueza de possíveis conteúdos e a limitação temporal das suas exposições orais, aceita-se a participação através de comunicações livres sob a forma de Poster para abordar todo o tipo de temas pertinentes relacionados com a raça que não estão contemplados no programa geral. Termino apelando ao apoio e união de todos em torno do essencial “o amor ao Cão da Serra da Estrela”.

Votos de um ano de 2011 cheio de sucessos para o Cão da Serra da Estrela.

O Presidente da Assembleia Geral

Mário Ginja

logocongresso

No próximo dia 30 de Abril  (Sábado), Na Serra da Estrela, realiza-se o I Congresso Internacional do Cão da Serra da Estrela.

Aceita-se a apresentação de comunicações livres sob a forma de Poster. Para mais informações consultar a Comissão Científica ou a página Web do Congresso - http://www.congressocaoserradaestrela.com

We accep the presentation of free communications in the form of posters. For more information consult the Scientific Committee or the Congress website - http://www.congressocaoserradaestrela.com                                                                    

Para informações adicionais consultar  os seguintes documentos:

Programa (Português)

Program (English) 

Inscrição e condições

Congress Registration and Accomodation

logoapcseRealiza-se no próximo dia 1 de Maio (Domingo), Na Serra da Estrela, a XXI Exposição Monográfica do Cão da Serra da Estrela.

A organização do evento está a cargo da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela.

Para informações adicionais consultar aqui o programa.



Dr. Mário Ginja
CITAB - Departamento de Ciências Veterinárias
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Apart. 1013, 5001-801 Vila Real. Correspondência: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

A osteodistrofia hipertrófica é uma doença dos canídeos em crescimento que afecta primariamente as metáfises dos osssos longos. Por vezes também lhe são atribuídas outras denominações como: doença de Moller-Barlow, osteodistrofia idiopática, hipo ou avitaminose C ou osteopatia metafisária, entre outras menos usadas. [...]

(Artigo completo)

Diferenças entre Cães de Gado e Cães de Pastor


Dra. Carla Cruz
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 5001-801 Vila Real
Correspondência: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Associado à actividade de produção animal, nomeadamente de ovinos e caprinos, o cão tem-se revelado um auxiliar indispensável. Tradicionalmente designados sob o mesmo nome, os chamados “cães de pastor” ou “cães de gado” podem exercer uma de duas funções completamente distintas: enquanto uns auxiliam na condução dos rebanhos (cães de pastor propriamente ditos, cães pastores, cães de condução ou, como são também conhecidos a nível nacional, cães de virar), outros protegem os rebanhos dos ataques de predadores (cães de gado propriamente ditos ou cães guardadores de gado) – é o caso do Cão da Serra da Estrela. [...]

(Artigo Completo)

 

Dr. José Alexandre Parada Monteiro
Sócio Fundador e Honorário da A.P.C.S.E

O que é o adestramento?
O adestramento é o acto de adestrar, isto é, é o aproveitarem-se as qualidades e potencialidades dos animais e desenvolvê-las ou discipliná-las. [...]

Teresa Azevedo Gomes

Na procura continuada da divulgação do Serra da Estrela principalmente na variedade de pêlo curto deixo mais alguns apontamentos na esperança de vos interessar por esta variedade que actualmente precisa de ser mais acarinhada. [...]

(Artigo completo)


Edwin and Jacqueline Claessens
www.hienderheuvel.nl

About 6 years ago we discovered the Estrela Mountain Dog. After breeding Bernese Mountain Dogs we were searching for a breed with less health problems. The beauty and character of the Estrela made us say: “Wow” [...]

(Artigo Completo)

 

pierrebocherPierre Bocher

Dès le début de la cynologie officielle moderne, c'est à la fin du 19éme siècle un des premiers éléments pris en compte pour la sélection raciale canine fut le positionnement des dents les unes par rapport aux autres. [...]

(Artigo Completo)

 

No dia 16 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Gouveia decorreu a XX Exposição Canina Monográfica do Cão da Serra da Estrela que juntou cerca de 60 exemplares vindos de vários pontos do país. Este ano, a organização esteve a cargo da Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela (LICRASE) e contou com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia, da MeraDog Portugal Rações e do Clube Português de Canicultura (CPC).  [...]

(Artigo Completo)

 

Esperança Diasesperanca

The Estrela Mountain Dog (Cão da Serra da Estrela) comes from the Estrela Mountain range (“Mountain Range of the Star”) of the Iberian Peninsula in central Portugal, where they have been used for guarding livestock from predators for hundreds of years. It is a large, mastiff-type molossoid dog. [...]

(Artigo completo)

ruirosaA Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela, congratula-se com o facto de o Clube Português de Canicultura ter homenageado Rui Rosa, do Canil da Costa Oeste, com a entrega do Emblema de Prata, pelo relevante trabalho desenvolvido junto do Cão da Serra da Estrela e da Canicultura em geral.

Todos nós nos sentimos honrados com tão elevada distinção.

A Direcção da A.P.C.S.E.