Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email as novidades da Associação.

Parceiros

Bio2.pt - Produtos Veterinários

TSE - Turismo da Serra da Estrela

Autenticação

topo_jornal

Mário GinjaCaros sócios da APCSE,

Começo por referir o meu agrado pelo Editorial anterior e o meu apreço pelos esforços que esta Direcção tem vindo a realizar no sentido da união em torno do essencial “o amor ao Cão da Serra da Estrela”.

Esta união é fundamental para construir uma Associação forte que melhor conseguirá defender os máximos interesses da raça. Para o fortalecimento desta Associação são fundamentais Sócios Efectivos daqui a razão do meu apelo a cada um de nós para o esforço na recuperação do interesse de antigos sócios, na manutenção dos actuais e na angariação de novos sócios que partilhem o essencial “o amor ao Cão da Serra da Estrela”. Para uma melhor defesa dos interesses da raça, primeiro é preciso defini-los, esta tarefa não é fácil, mas será sem dúvida mais rica se resultar da participação de todos “no local certo, à hora certa”, para com tolerância e de forma desinteressada prestarem o vosso contributo à grande paixão comum o CÃO DA SERRA DA ESTRELA.

O CÃO DA SERRA DA ESTRELA (a vós devo esta minha paixão) merece todo o nosso respeito, tolerância e empenho.

Mário Ginja
Presidente da Assembleia Geral

 

Alfredo FerreiraNos últimos anos, tem-se verificado uma importante e significativa adesão de novos Sócios junto da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela, espelhando todo o valor e dignidade da Raça.

Necessitamos que este número continue a crescer, por forma a reforçar a nossa Associação, dando-lhe força e simultaneamente criando-lhe condições, também financeiras,  para a defesa e  promoção do Cão da Serra da Estrela.

O Jornal “O Cão” que pretende ser um elemento de informação, formação, divulgação e proximidade entre os Sócios e Amigos do Cão da Serra da Estrela, poderá e deverá ser uma porta aberta para o nosso crescimento, enquanto Associação.

Fazemos pois um apelo a todos aqueles que estão ligados à canicultura, possuidores ou não do Cão da Raça Serra da Estrela, mas que nele percebem o seu valor e entendem a necessidade de preservar, defender e promover este imponente, leal, dedicado amigo e um dos mais antigos e valiosos patrimónios do nosso país, que se façam Sócios, para que possamos dar continuidade aos elevados objectivos daqueles que fundaram esta Associação.

Alfredo Ferreira
Presidente da APCSE

Dra. Ana Patrícia Lopes e Dra. Adelina Gama
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Apart. 1013, 5001-801 Vila Real.
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

A pele constitui o maior órgão do corpo, sendo responsável por uma ampla variedade de funções vitais para a manutenção da homeostasia, nomeadamente através da protecção contra agentes físicos, químicos e biológicos; regulação da temperatura corporal; sensação de calor, dor, frio e pressão; síntese de vitamina D, entre outras. [...]

(Artigo completo)

Cadernos de Dr. Parada Monteiro, Sócio Fundador e Honorário da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela.

Dando continuidade ao trabalho iniciado no número anterior, o jornal da A.P.C.S.E.,  “O Cão", reedita neste número, o segundo dos doze Cadernos da autoria do Dr. Parada Monteiro.

Relembramos que se trata de um trabalho realizado nos anos 80.

(Artigo completo)

Mário GinjaDr. Mário Ginja1 e Dr. António Silvestre2
1CITAB – Departamento de Ciências Veterinárias; 2CECAV – Departamento de Zootecnia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Apart. 1013, 5001-801 Vila Real.
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Tratando-se a displasia da anca no cão de uma doença hereditária de natureza poligénica (contribuição de muitos genes) e aditiva (quantos mais genes, maior a probabilidade de se evidenciar e de se desenvolverem formas moderadas e graves). Contudo, também são conhecidos factores ambientais, como a idade, alimentação e actividade física que podem favorecer a manifestação da patologia nos animais geneticamente predispostos. [...]

(Artigo completo)

robin eatmanRobin Eatman
Misty Mountain Estrelas, 555 Richard Road
Polkton, NC 28135, USA
www.mistymountainestrelas.com

My name is Robin. I live in middle of North Carolina. It's a state on the east coast, a southern state. So, yes I have a very Southern Accent. Living in the middle of the state allows me to travel to the coast in approximately 3 hours and also the mountains in 3 hours.

I am married, have been for almost 25 years and I have one beautiful child, a daughter, a psychologist. She is the best person I know and she is also my best friend. [...]

(Artigo completo)

antlourencoAntónio Lourenço
Sócio Fundador e Honorário da A.P.C.S.E.

Em redor do maciço central da Serra da Estrela, por entre vales cavados por rios e ribeiras, situa-se a localidade de “Aldeias”, freguesia portuguesa do concelho de Gouveia, com 19,51 km² de área e 341 habitantes (2001). Em seu redor, a natureza banqueteia as sensações com simples mas singelas maravilhas. É neste Portugal profundo que, marcado pela eterna simbiose com o meio ambiente, vive quem nas suas memórias mantenha vivas as tradições de sempre.

António Nogueira Lourenço, Sócio Fundador e Honorário da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela, nasceu em “ Aldeias”, no ano de 1938. A actividade da pastorícia era na época a ocupação preponderante dos habitantes. Hoje, aos 71 anos, pai e avô, é com enorme emoção e ternura que enlaça retalhos de uma vida cuja infância decorreu num tempo em que o mundo vivia a Segunda Grande Guerra Mundial, e em Portugal se vivia no limiar da pobreza.

O Cão da Serra da Estrela, do guardador de rebanhos à diversidade de funções na actualidade, será mote para uma viagem às origens, que a palavra escrita se encarregará de aprisionar…

(Artigo completo)

seNo desenvolvimento da relação entre as duas entidades, foi entendido o estabelecimento de um Protocolo entre a Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela e a Turismo Serra da Estrela, no sentido de valorizar a marca Serra da Estrela e um dos seus mais valiosos patrimónios, O Cão da Serra da Estrela.

Entre outras medidas, as entidades subscritoras do presente Protocolo, promoverão a presença em eventos promocionais, como foi o caso da participação na última BTL (Feira de Turismo).

No passado dia 20/03/2010, realizou-se nas instalações do Clube Português de Canicultura, a Assembleia Geral Ordinária, da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela, onde foram tomadas as seguintes resoluções:

  • Alterações dos Estatutos.
  • Proposta de regularização das quotas em atraso.
  • Nomeação de Sócios Honorários.
  • Aprovação do Relatório de Actividades.
  • Aprovação do Plano de Actividades 2010.
  • Aprovação das contas do ano 2009 e do parecer do Conselho Fiscal.
  • Foram ainda tratados outros assuntos.

Sob proposta da Direcção da A.P.C.S.E., foi aprovado o seguinte Plano de Actividades para o ano de 2010:

(Ver documento)

Sob proposta da Direcção da A.P.C.S.E., foi aprovada a nomeação dos seguintes Sócios Honorários da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela...

(Ver documento)

sabugalFoi estabelecido, entre a Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela e a Câmara Municipal do Sabugal, um Protocolo com o objectivo da promoção e valorização do Cão da Serra da Estrela.

O Protocolo realizado, insere-se na estratégia da APCSE, para a divulgação e promoção da Raça, estabelecendo Parcerias com as mais diferentes entidades que comunguem deste objectivo.