Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email as novidades da Associação.

Parceiros

Bio2.pt - Produtos Veterinários

TSE - Turismo da Serra da Estrela

Autenticação

topo_jornal

alfredo ferreiraO principal objectivo, que resultou da última Assembleia Geral da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela, teve o propósito de pugnar pelo restabelecimento da unidade em volta do Cão da Serra da Estrela.

É neste espírito de unidade que a nossa Direcção encetou o seu trabalho, acreditando que o Jornal “O Cão” terá o seu contributo na realização deste propósito.

Estamos todos muito sozinhos, ignorando o nosso passado e as nossas referências, Dr. José Luís Gonçalves. Dr. Parada Monteiro, António Lourenço, Joaquim Nogueira, Joaquim Franco, Roger Pye, Dr. Jerónimo Augusto, Henrique Brites e tantos outros.

Estamos também muito divididos, com a APCSE de um lado e a Licrase de outro, ou vice-versa, apesar de grande parte dos Sócios de uma serem os Sócios da outra.

E há também, os que perante esta situação decidiram a sua não filiação nas Associações da Raça.

Importa recuperar todo o nosso passado, toda a nossa história, chamar as nossas referências, criar unidade e debater os grandes problemas do Cão da Serra da Estrela.

                                                                                                                 Alfredo Ferreira

Rita Payan Carreira e Ana Celeste Martins Bessa
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Apart. 1013, 5001-801 Vila Real.
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

A cadela apresenta um ciclo reprodutivo muito particular, afastando-se do que são os padrões habitualmente encontrados nas outras espécies domésticas. O adequado conhecimento da fisiologia reprodutiva desta espécie permitirá, através da identificação do período fértil, maximizar as hipóteses de obter uma gestação com um número de crias adequado a cada raça.

Veja o artigo completo

fotoTeresa Azevedo Gomes

Muito se tem dito e escrito desta raça tão antiga mas principalmente da variedade de pelo comprido. É então chegada a hora de alguém se debruçar sobre o caminho percorrido pelo Serra de pelo curto...

Veja o artigo completo

robin eatman  Robin Eatman
  Misty Mountain Estrelas, 555 Richard Road
  Polkton, NC 28135, USA
  www.mistymountainestrelas.com

I Had thought for some time, Beau would make a great Therapy Dog...

Veja o artigo completo

 

anita l gAnita Lopes Graçastrong>
Azuljasmim.info
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

À semelhança dos Clubes de Raça nas Monográficas, o Clube Português de Canicultura decidiu seguir o mesmo exemplo e brindar-nos com uma Classe opcional… a “Classe Baby”

 Veja o artigo completo

btl-jan2010De 13 a 17 de Janeiro de 2010, decorreu na FIL, a Feira Internacional de Turismo.

 

Em parceria estabelecida com a “ Turismo Serra da Estrela “ a Associação Portuguesa de Cães Serra da Estrela – APCSE - esteve presente neste evento de reconhecimento mundial

Veja o artigo completo

Cadernos de Dr. Parada Monteiro

O Jornal da A.P.C.S.E.,  “O Cão", reedita neste número, o primeiro dos doze Cadernos da autoria do Dr. Parada Monteiro.

O Dr. Parada Monteiro, Sócio Fundador da A.P.C.S.E., foi sempre um elemento motor na vida da nossa Associação: enquanto Sócio, na introdução da Raça na Escola de Fuzileiros (Canil Vale de Zebro), através do que tem escrito, na realização do excelente filme sobre o Cão da Serra da Estrela e nas provas Pedagógicas sobre a Raça.

Ler mais... Vacinas e Soros

António Lourenço, sócio fundador da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela e da Liga de Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela, nascido em Gouveia, pleno coração da Serra,  narrou à A.P.C.S.E, o seu longo percurso com o Cão da Serra da Estrela. Estórias que poderá acompanhar nos próximos números do Jornal “O Cão”...

Com o Criador, João Silvino do Canil d’Alpetratínia, o Cão da Serra da Estrela mereceu a participação num artigo e honras de primeira página, na Revista da transportadora aérea TAP.
Trata-se de uma iniciativa de grande promoção que pensamos poder apresentar de uma forma mais detalhada no próximo número.                                                           

Foi estabelecido um protocolo de Cooperação entre o Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB/UTAD), Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela (APCSE) e Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela (LICRASE) para o despiste radiográfico da displasia da anca e cotovelo da raça Cão da Serra da Estrela a custos muito favoráveis. Os exames realizar-se-ão na UTAD e os interessados deverão contactar a APCSE para mais informações.

                                                 Consultar aqui